Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A


Administração de suplementos de Vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade: Esquemas


Passo 1: Triagem

- A partir dos 6 meses, todas as crianças até 59 meses de idade que residam em área de risco da deficiência, devem receber doses de vitamina A nos contatos com os serviços de saúde. Para tanto, pode-se verificar no cartão da criança a data da última aplicação de suplementos de vitamina A.

Passo 2: Dosagem

- A suplementação de vitamina A deve seguir um calendário de administração para que essa ação tenha bons resultados. Veja no quadro abaixo:


Período Dose Freqüência
Crianças: 6-11 meses 100.000 UI Uma vez a cada 6 meses
Crianças: 12-59 meses 200.000 UI Uma vez a cada 6 meses


Com que freqüência é preciso administrar suplementos de vitamina A?


Os suplementos de vitamina A devem ser oferecidos à criança de 6 em 6 meses. O intervalo seguro entre a administração de duas megadoses é de 4 meses.


Via de administração dos suplementos de vitamina A:


Os suplementos de vitamina A são administrados por via oral e não devem ser administrados por via intramuscular ou endovenosa.


A rotulagem dos suplementos de vitamina A:


A concentração dos suplementos de vitamina A é indicada em unidades internacionais, geralmente abreviadas como UI. O rótulo dos frascos que contém os suplementos indica qual a concentração da vitamina: 100.000 UI ou 200.000 UI.


Contra-indicações dos suplementos de vitamina A:


Não há contra-indicações para a administração de suplementos de vitamina A para crianças.


Efeitos colaterais:


Geralmente, não há efeitos colaterais, mas é possível que a criança coma menos durante um dia, vomite ou sinta dor de cabeça. Avise à mãe que isto é normal, que os sintomas passarão e que não é preciso nenhum tratamento especifico.


Como administrar Vitamina A em cápsulas:


- Verifique o rótulo do frasco para confirmar a dose de vitamina A contida em cada cápsula (100.000 UI ou 200.000 UI);
- Verifique a data de validade (descarte as cápsulas fora da data de validade);
- Para abrir a cápsula, corte a ponta com uma tesoura limpa ou um alicate de unhas limpo. Não use alfinetes para abri-las para evitar ferir os dedos e contaminar o produto;
- Peça à criança para abrir a boca, suspenda levemente e segure o queixo da criança, apertando com a outra mão, os lados da cápsula, firmemente até derramar todo o conteúdo;
- O profissional de saúde que administrar a dose de vitamina A à criança deve tomar cuidado para que ela engula todo o conteúdo da cápsula e não derrame nenhuma gota;
- Coloque as cápsulas usadas no recipiente apropriado.



A partir dos 6 meses, todas as crianças até 59 meses de idade que residam em área de risco da deficiência, devem receber doses de vitamina A nos contatos com os serviços de saúde. Todas as idas da criança ao serviço de saúde devem ser aproveitadas para que o profissional de saúde verifique se as doses estão sendo administradas corretamente e regularmente e, para orientar a mãe ou responsável pela criança sobre a importância desta ação. Também é importante a orientação sobre alimentação saudável e alimentos ricos em vitamina A.

Registro da Administração


O registro é parte importante de qualquer atividade dos serviços de saúde. Da mesma forma que se registram as vacinas aplicadas, devem-se registrar os suplementos de vitamina A administrados. No serviço de saúde deve-se anotar no Mapa Diário de Administração de Vitamina A o número de administrações realizadas para se ter controle de quantas crianças estão recebendo a megadose de vitamina A.


Registro no Cartão da Criança


No novo cartão da criança, existe espaço para registro das doses administradas, da data e do retorno da criança.
É muito importante orientar a mãe ou responsável pela criança a voltar à unidade de saúde sempre que for marcado o retorno de vacina ou de administração de vitamina A.
Caso o seu município utilize o cartão antigo da criança, não existe espaço específico para a administração da vitamina A, mas os espaços em branco podem ser utilizados para este fim.
Neste caso, deve-se anotar VITA A, a data e o retorno para a próxima dose.

Os pais devem ser orientados a levar a criança para receber a próxima dose de Vitamina A, no período adequado. De preferência deve-se anotar no cartão da criança a data ou fixar um lembrete aos pais para o retorno.


Registro no Cartão da Criança


Uma folha de registro é uma maneira rápida e simples de apresentar resultados da administração da megadose de vitamina A.
Clique aqui para imprimir o Mapa Diário de Administração de Vitamina A. (o arquivo do formulário está na página 19 do manual de condutas gerais)
Certifique-se de que as folhas de registro estão disponíveis diariamente em cada área dos serviços de saúde, isto é, nos serviços de imunização e nas clínicas pediátricas.


Para preencher a folha de registro:


Escreva o local onde está sendo feita a administração e a data no topo da folha;
Cada vez que administrar uma dose de vitamina A, faça uma marca na área apropriada (coluna adequada à idade);
No fim do dia ou semana, verifique o número de doses administradas para cada grupo etário, as doses perdidas (que caíram no chão, se romperam, etc.) e o saldo;
Submeta a folha de registro ao coordenador municipal do Programa.

Nota aos Coordenadores Municipais:
- Examine a folha de registro com o profissional de sáude antes de sair do serviço de saúde;
- Apresente relatórios dos resultados a todos os parceiros envolvidos no processo: Saúde da Criança, Programa de Imunizações, entre outros;
- Verifique semanalmente os estoques disponíveis de Vitamina A para solicitá-la e distribuí-la as estabelecimentos de Saúde sob seu controle.



Para enviar os dados gerenciais do programa para o estado e para o Ministério da Saúde:


Após recolher os Mapas Diários de Administração de Vitamina A, o coordenador deve consolidá-los (Clique aqui para imprimir o Mapa Mensal de Administração de Vitamina A - o arquivo do formulário está na página 23 do manual de condutas gerais)

e acessar esta home page com seu usuário e senha para enviar os dados de administração das megadoses de vitamina A e estoque ao estado e ao Ministério da Saúde.

PS: O envio dos dados deve ser feito, impreterivelmente, todo mês até o dia 15 do mês subseqüente ao mês de referência.


Conheça o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A


   Conceito e objetivo

   Composição das Cápsulas

   Armazenamento das Cápsulas

   Administração de megadoses em crianças

   Hipovitaminose A

   Administração de megadoses em puérperas no pós-parto imediato

  Topo | Voltar

Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição - CGAN - At.
E-mail: cgan@saude.gov.br.

Desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da
Informação e Comunicação do DAB

Site acessível    Valid XHTML 1.0 Transitional    CSS validado pela W3C

Este site é acessível e está de acordo com os padrões W3C de HTML
e CSS e possui o selo brasileiro de acessibilidade.